FAQ

Frequently asked questions

Psiquiatria adulto e infantil


Psiquiatria é uma especialidade da Medicina interessada no estudo da mente humana, visando uma melhor saúde mental do paciente que pode estar passando por complicações emocionais ou cognitivas tais como depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno de ansiedade, demência etc.




Psicologia adulto e infantil


Psicologia é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social.




Psicopedagogia


Psicopedagogia é a ciência que estuda como ocorre o processo de construção do conhecimento nos indivíduos. Assim, ela se propõe a: identificar os pontos que possam, porventura, estar travando essa aprendizagem; atuar de maneira preventiva para evitá-los e, ainda, propiciar estratégias e ferramentas que possibilitem facilitar esse aprendizado.




Fonoaudiologia


Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana neurológica mais complexa que o sistema nervoso pode processar, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções estomatognáticas, orofaciais e na deglutição.




Estimulação Magnét.


Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva – EMTr (em inglês: Transcranial Magnetic Stimulation – TMS) é uma técnica de neuromodulação cerebral não invasiva, de uso diagnóstico e terapêutico, que usa campos magnéticos para estimular pequenas regiões do cérebro por indução eletromagnética através de um gerador, ou “bobina”, colocado próximo da cabeça do paciente. Essa técnica é indicada para o tratamento de transtornos emocionais ou cognitivos tais como depressão, insônia, ansiedade, irritabilidade, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), esquizofrenia com alucinações auditivas, transtorno do pânico, transtorno do stress pós-traumático, dentre outros.




Av. Neuropsicológica


A Avaliação Neuropsicológica consiste em uma investigação minuciosa das funções cognitivas, sensoriais, motoras, emocionais e sociais da pessoa, com o intuito de se identificar algum comprometimento funcional neurológico, bem como as áreas preservadas.